domingo, 22 de maio de 2011

Os mortais e imortais da Tecnologia em Angola

  Os Mortais vs Imortais da tecnologia em Angola

A tempos usei este termo na faculdade que gerou uma polémica enorme, quando faço menção deste termo não quero ofender nem professores quanto técnicos, mas quero tentar salientar a realidade do nosso país a fim de tomarmos uma decisão. Hoje em dia existem muitos técnicos entre eles: Programadores, Analistas, Administradores de Redes (CCNA, MCITP, CCIE), PhD´s etc... mas onde andam estes profissionais ? porque as faculdades estão com professores incompetentes ? 

Primeiro sabemos que a união faz a força desta forma o nosso país só poderá evoluir com a união de todos mas o que temos verificado é que muitos profissionais entendem que terminar a faculdade, conseguir um emprego ganhar dinheiro é tudo... será este o papel de um profissional ?  o que acontece é que os profissionais andam presos nas empresas que trabalham e esquecem-se do principio de partilha esquecendo-se que desta forma estaríamos a matar o crescimento da tecnologia no país.


Mistério das faculdades
O que acontece nas faculdades é que muitos professores têm conhecimento mas falta-lhes competências as pessoas costumam a confundir entre conhecimento e competência, acham que alguém que termina a licenciatura, no ano seguinte pode ser professor quando chegam na sala de aulas deparam-se com estudantes que trabalham na área de TI a anos e até com certificações quando o professor explica algo o estudante consegue notar a ingenuidade do professor sentindo-se insatisfeito com a resposta. Outra problemática é a questão salarial os bons profissionais andam nas empresas que lhes paga bem e preferem não dar aulas dando margem aos incompetentes para leccionar mal os novos futuros quadros.
Está na hora de mudarmos de mentalidade está mais que comprovado que uma sociedade só cresce com a união de todos e isso deve começar na partilha de conhecimentos, os profissionais devem deixar de se apegar apenas nas empresas procurem criar comunidades para partilhar as experiências e servidor de mentor aos novos profissionais...para os que desejam leccionar nos cursos superiores de tecnologia procurem trabalhar na área assim que terminar a licenciatura ter vivência com a tecnologia e depois então transmiti-la o objectivo deve ser sempre criar um novo conhecimento e não fazer um copy paste (copiar/colar) do que aprendeu na faculdade.


Portanto quando me referi em mortais e imortais da tecnologia quero dizer que os imortais são aqueles que partilham o conhecimento com outros, são conhecidos pela comunidade de diversas formas quer escrevendo alguns trechos de texto mensal ou ministrando palestras,  já os mortais são aqueles que apenas limitam-se na empresa em que estão buscam certificações e monopolizam o conhecimento.


Sou de opinião que criemos uma comunidade online para tratarmos de diversos temas ou criarmos a Associação de Informáticos de Angola caso queremos ver este país avançar estou em inteira disposição para partilhar...






"Sou a favor da livre circulação da informação e contra o lucro com a obra alheia"
 

3 comentários:

  1. Oi Gostei da informação é que se tem visto nas universidades hoje em dia professores não dispostos a ensinar com único interesse no dinheiro.

    vamos combater este mal continue assim parabéns pelo post.

    Úlia Neto

    ResponderExcluir
  2. Amadeu o que é feito da AJIA (Associação de Jovens Informaticos de Angola) seria um ponto de partida para a partilha de conhecimento

    ResponderExcluir
  3. Amadeu,
    Parabes pelo seu trabalho.
    Faço parte da APTIBA no Brasil, Associação dos Profissionais em TI da Bahia-Brasil, e gostaria de colaborar , manter parceria com queridos irmãos Angolanos para troca de informações.
    Por favor mantenha contato conosco.
    neymarcal@terra.com.br

    ResponderExcluir