segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Vantagens De Usar o Linux

Hoje em dia muito se tem falado sobre o Sistema Operacional Linux.
Por ser um sistema livre e seguro,muitas empresas estão apostando nesta tecnologia o Linux é um sistema quase perfeito (se não é) para Servidores; Angola entrou muito tarde nesta onda do Linux só em 2007 é que o nosso governo começou a tomar rumo neste ramo com a implementação do Desenvolvimento do Angolinux que é a distribuição linux angolana que deriva do Mandriva Linux.

Hoje vou tentar esclarecer algumas dúvidas e alguns mitos referente ao Sistema Operacional do Futuro(Linux).

Aqui seguem algumas perguntas:

Qual o Melhor Linux ?
o Melhor Linux é aquele que você entende melhor, cada um tem sua preferencia para Inciantes que querem migrar do Windows para Linux aconselhor usar o Ubuntu.
Por ser uma distribuição quase parecida com o Windows e muito fácil de funcionar com ela.

Linux é Melhor que Windows ?

Depende, o Linux é sem dúvida o melhor sistema Operacional para Redes 67% dos Servidores da Internet usam SO Linux, um Linux mal configurado pode ser pior que Windows no quesito de segurança, o Linux é totalmente configurável isso faz do Linux um sistema altamente qualificado para ser usado em Redes.

Linux Não Pega Vírus ?

Não é bem assim, embora ser muito raro vírus para Linux mas existem alguns vírus capaz de destruir sistmas Linux, mas é muito difícil ser contaminado pois tudo que é feito no Linux é preciso uma autorização do usuário (No Linux pega vírus quem quiser ! ).
O que do Linux super potente quanto a contaminação de vírus, é que um Vírus feito para Windows não funciona no Linux, e um vírus feito para uma distribuição por exemplo Ubuntu pode não funcionar no Back Track assim por diante, isso dificulta a criação de vírus para a platamforma deste Sistema Operacional.

Devo Optar em Usar Windows ou Linux ?

Depende, se você for um usuário comum a escolha é sua, mas se for um profissional de TI em especial actuar em redes ou segurança da Informação você não tem escolha quem nanda neste mundo é o Linux, então aprender Linux não é opção é obrigação. Tarde ou cedo sua empresa pode optar em usar o Linux nos seus sistemas, nesta fase as empresas estão a entender o disperdício de gastar fortunas em Licenças para Windows e podem usar servidores Linux para diminuir os custos.

Profissional Windows X Profissional Linux ! Quem é Mais Respeitado ?

Depende, Isso varia de empresa para empresa em cá em Angola a maioria dos servidores ainda usam sistemas Windows Server 2003 e até mesmo 2000, o diferencial é que o Profissional de Linux ainda ganha mais pois a carencia de profissionais ainda é tanta, um profissional com uma certificação LPI (Linux Professional Institute) e outro com a certificação MCP (Microsoft Certified Professional) ambos trabalhando na mesma empresa podem ganhar o mesmo salário dependendo do critério do empreendedor e das tarefas de cada um, cada profissional pode ser aproveitado para mentar um determinado servidor.

Onde Consigo um treinamento Para a preparação da Certificação LPI ?

Para fazer a certificação você pode fazer um curso preparatório que normalmente dura 3 mese dependendo da empresa para quem deseja fazer o preparatório eu aconselharia consultar o site http://www.certificacaolinux.com.br por ter sido um curso que me tem ajudado bastente é um curso Multimédia com exemplos e ilustrações tudo com conteudo ilustrado o mesmo usado nos centros autorizados.

Mas Afinal o que é a Certificação LPI e para que serve ?

A certificação LPI é uma forma de demonstrar que o profissional é capaz de mexer com qualquer distribuição Linux, por ser uma certificação Internacional o profissional é habilitado à trabalhar em qualquer parte do Mundo, com a certificação você se habilita em ganhar melhor qualificação, melhor destaque no mercado de emprego e melhores salários.

Mas Cá em Angola o que eu Ganharia com esta Certificação ?

Linux is the Future ( O Linux é o futuro dos SO) não é em vão que o governo tomou a decisão de criar o seu proprio sistema Operacional baseado em Linux (Angolinux) segundo uma fonte segura que tive com um dos engenheiros do ITEL (Instituto Nacional de Telecomunicações) expert em Linux, disse-me que usarão Linux em todos os computadores das estações Linux do País eo governo prevê utilizar o Linux em todos os computadores dos bancos, escolas e empresas públicas, agora você está preparado ? ainda duvida do potencial do Linux ? tome uma decisão invista no seu futuro, seja destacado entre os profissionais do mercado.


Cumprimentos para todos

Amadeu Alexandre

Linux User # 499391

4 comentários:

  1. Convite Especial pára usuarios de software livre
    sou criador da rede social www.linuxsocial.com rede criada para os usuarios de software livre e linux venho por meio deste pedi o seu apoio para este projeto voltado ao sofware livre deixo aqui o meu convite pessoal: http://www.linuxsocial.com/signup/invited:fd1a2eccc145cef98a2dc0c7dbffd900

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem? Parabens pela iniciativo, meu nome é cristiano moro no Brasil, gostaria de saber se tem campo de atuaçao na área de serviços opensource (Linux), queria montar uma parceria, ou prestar serviços pro povo angolano.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ meu caro irmão angolano, gostei muito do teu blog, pelas informações que tem, é muito bom. eu estou a fazer carreira em sistemas microsoft, o linux é um grande sistema operativo,tdo mundo sabe, a minha questão é quantas pessoas neste mundo conhecem o LINUX, já te perguntas-te?
    Se tu es bom em tecnologias microsoft como por exemplo algumas que eu estudo tal como Lync Server, Sharepoint, Exchange e WS 2008 R2,tu saberas implementar protecção da informação,e salvar dinheiro da empresa no qual tu estas empregado.

    ResponderExcluir